FORTE DE S. NEUTEL 1664-68

VISITA VIRTUAL 360º


Forte tipo Vauban, com dupla linha defensiva e fosso interno, com uma configuração estrelada semelhante à do vizinho Forte de São Francisco edificados durante as Guerras da Restauração. Para além da imponência da sua volumetria, salienta-se pela delicadeza de alguns dos seus elementos, como o portal armoriado, com inscrição alusiva à sua edificação, a fonte de mergulho implantada no fosso interior, junto do baluarte SE., com faces abertas por arcos sobre pilares, e a capela maneirista de Nossa Senhora das Brotas erguida no interior.

Por razões militares, e sensivelmente na mesma data, foi construído o forte de N.ª S.ª do Rosário, obra constituída por baluartes e ponte levadiça, que em toda a Guerra da Restauração constituiria excelente defesa da praça da vila de Chaves.
Possui estrutura semelhante ao vizinho Forte de São Francisco, edificado durante as Guerras da Restauração, e integrava-se no sistema fortificado abaluartado da cidade de Chaves, onde fechavam as cortinas da praça de armas.
Forte de construção seiscentista, de traçado abaluartado, de planta estrelada composta por quatro baluartes regulares, de igual estrutura, unidos por corinas rectas. Possui paramentos em talude, coroados por cordão e parapeitos, de cunhais aparelhados sobrepujados por guaritas, hexagonais, apresentando uma única entrada, com portal em arco de volta perfeita, encimado por escudo real e nicho, entre pilastras volutadas.

No centro da praça de armas, surge a Capela de Nossa Senhora das Brotas



My Image
My Image