PONTE DE TRAJANO Séc. II d.C.

VISITA VIRTUAL 360º


Ponte de Trajano 360º

A ponte de Trajano foi erguida entre fins do século I e o início do século II d.C.. A par do desenvolvimento das termas, constitui um dos melhores legados romanos da antiga Aquae Flaviae, que prevalece até aos nossos dias, resistindo a históricas cheias, e às fortes correntes do rio.
Com aproximadamente uma centena e meia de metros de comprimento e uma dúzia de arcos visíveis, as obras efectuadas na década de 1930 cobriram alguns dos arcos e outros ainda soterrados na construção dos casarios ali implantados e sobranceiros ao rio.
Segundo Antonio Rodríguez Colmenero constitui uma das poucas pontes da Península que possuem data de construção, a acreditar na coluna dedicada a Trajano, existente a montante da ponte. A calçada romana descoberta recentemente junto à ponte, a montante e disposta obliquamente em relação à mesma, deverá ser anterior à ponte.
Numa das últimas reformas que sofreu, em finais do séc. 19, substituiu-se, sensivelmente a meio, de cada um dos lados, um talhamar por um pilar semiculcular, sobre os quais se colocaram marcos comemorativos, monolíticos, cilíndricos e com inscrições, constituindo cópias dos padrões originais perdidos.


My Image
My Image