Bom Jesus de Braga

Igreja de Mondrões | S.Tiago SÉC. XVI - XVIII

VISITA VIRTUAL 360º


A Igreja de Santiago de Mondrões terá sido construida nas primeiras décadas do século XVI (Reinado de D.Manuel I), quando saiu beneficiada com o foral manuelino do vizinho concelho de Penaguião. É um templo dedicado a Santiago, de nave única, com proporções largura x altura x profundidade tipicas de templos manuelinos. O seu exterior barroco, fruto de uma reconstrução de 1744, esconde um interior manuelino,de nave com quatro tramos, desiguais, marcados por pilastras toscanas molduradas, cobertos por abóbadas estreladas assentes em mísulas gomeadas e com bocetes decorados por diferentes motivos.
Em 1721 pertencia ao padroado dos religiosos de São Jerónimo do Mosteiro de Belém, que a apresenta com título de vigariado, e é anexa da Matriz do Salvador de Torgueda; possuía uma Irmandade das Almas e quatro Confrarias, a de Nossa Senhora do Rosário, a do Santo Nome de Jesus, a de São Sebastião e a de Santiago, com os respectivos altares fabricados do necessário por meio das esmolas.
Sobre o portal dispõe-se cartela oval de contorno vegetalista, com brincos inferiores e remate em acanto aberto, albergando imagem de Santiago-mata-Mouros a cavalo.



My Image
My Image